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Métrica
8 de outubro de 2022
7 de outubro de 2022
6 de outubro de 2022
FORTUNA - Ao Vivo
WORLD MUSIC
2009
Bitrate: 256 kbps
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Fortuna cresceu em São Paulo ligada à música, à dança e ao teatro. Na década de 1980, enquanto encenava suas primeiras peças, compôs um repertório de canções em parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski (1944 – 1989). O capítulo decisivo de sua carreira, porém, começaria a ser escrito a partir de uma viagem a Israel, em 1991. Foi lá que a arte de Fortuna ganhou uma orientação inovadora: ao ouvir uma obra do cancioneiro ladino, ela percebeu ter encontrado a matéria-prima para uma proposta estética única, em que música, dança e dramaturgia convergem na recriação de um riquíssimo legado cultural. O ladino, dialeto judeu-hispânico, é o idioma dos sefaraditas, os judeus de Sefarad, nome hebraico da Península Ibérica. O contato com a tradição musical ladina mudaria a vida de Fortuna e daria um novo rumo a sua obra. Al ela iniciou um trabalho de pesquisa e resgate das canções medievais que permaneciam praticamente esquecidas. O resultado dessa busca iluminou sua trajetória. Nos anos seguintes, ela gravaria, de forma independente, seus sete CDs: La Prima Vez, Cantigas, Mediterrâneo, Mazal, Cælestia, Encontros e Novo Mundo. Com distribuição na Argentina, Espanha, Israel e Estados Unidos, a discografia de Fortuna soma quase 100 mil cópias vendidas. As gravações receberam elogios da crítica e destaque em premiações de peso. Mediterrâneo venceu o 10º Prêmio Sharp de Música como melhor disco produzido em língua estrangeira e o selo americano Putumayo, especializado em coletâneas de “world music”, incluiu cinco canções gravadas por Fortuna em seus últimos lançamentos. Os espetáculos encenados para cada um dos discos levaram Fortuna a se apresentar com grande sucesso em várias capitais brasileiras, como Recife, Porto Alegre, João Pessoa, Manaus, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, além das turnês internacionais, com passagens por Paris, Nova York (em uma aclamada apresentação na sede da ONU), Miami, Amsterdã, Haia, Antuérpia, Évora, Buenos Aires, Santiago, Caracas e na comemoração dos 3.000 Anos de Jerusalém. Além de ter fornecido a substância para o desenvolvimento de sua carreira musical, o trabalho de pesquisa histórica voltado para a recuperação de tradições musicais esquecidas credenciou Fortuna para uma atividade paralela: a de diretora artística do Festival “Todos os Cantos do Mundo”. Com sete edições realizadas pelo SESC de São Paulo, o evento revelou artistas cuja música não toca nas rádios e que dificilmente se apresentariam em outros palcos no Brasil. À frente do festival, Fortuna pôde manter uma conexão permanente com as mais diversas formas de expressão musical. Essa espécie de intercâmbio conferiu ao seu trabalho uma nova consistência – que se reflete na evolução da voz, na sofisticação dos arranjos e na escolha de colaboradores. Os melhores exemplos dessa abertura de horizontes são encontrados nos CDs Cælestia, gravado com o Coro de Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento (SP), Encontros, que além dos Beneditinos inclui a participação do Coro do Projeto Guri, formado por crianças e adolescentes de Osasco (SP) e Novo Mundo, em que aparece o artista pernambucano Antônio Nóbrega. A colaboração dos convidados resulta em uma obra que vai além de recuperar a tradição, dando a ela um novo sentido. Seu programa on-line “Todos os Cantos” tem garimpado as preciosidades sonoras do planeta, veiculado pela Rádio UOL e acessado por internautas de inúmeras regiões, o programa é um verdadeiro marco na história do rádio pela internet. Como atriz, Fortuna participou do musical José e seu Manto Technicolor, de Andrew Lloyd Weber, dirigido pelo premiado Iacov Hilel. O sucesso do espetáculo, que é também voltado para crianças e adolescentes, despertou na artista o desejo de orientar seu foco para o público infantil. Nasceram assim novos projetos. [Creditos: Celso Masson]
Fortune grew up in Sao Paulo linked to music, dance and theater. In the 1980s, while staged his first plays, composed a repertoire of songs in partnership with the poet Paul Leminski Curitiba (1944-1989). . The decisive chapter of his career, however, begin to be written from a trip to Israel in 1991 was there that the art of Fortuna gained an innovative orientation: to hear a work of Ladino songs, she realized the matter have found material for a unique aesthetic proposal, where music, dance and drama converge in the recreation of a rich cultural legacy. Ladino, Judeo-Hispanic dialect is the language of the Sephardim, the Jews of Sefarad, the Hebrew name of the Iberian Peninsula. The contact with the Ladino musical tradition would change the lives of Fortuna and give a new direction to his work. Al started her job search and rescue of medieval songs that remained virtually forgotten. The result of this search illuminated his path. In the following years, she would record, independently, its seven CDs: La Prima Vez, Cantigas, Mediterranean, Mazal, Cælestia, Dating and New World. With distribution in Argentina, Spain, Israel and the United States, discography of Fortuna has approximately 100,000 copies sold. The recordings have received critical acclaim and awards highlighted in weight. Mediterranean won the 10th Sharp Music Award as best album produced in a foreign language and the American label Putumayo, specializing in compilations of "world music", included five songs recorded by Fortuna in their latest releases. The shows staged for each of the disks led Fortune to perform with great success in several Brazilian cities, such as Recife, Porto Alegre, João Pessoa, Manaus, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, in addition to international tours with tickets by Paris, New York (in an acclaimed presentation at the UN headquarters), Miami, Amsterdam, The Hague, Antwerp, Évora, Buenos Aires, Santiago, Caracas and in celebration of 3,000 years of Jerusalem. Besides having supplied the substance to the development of his musical career, the work of historical research focused on the recovery of forgotten musical traditions accredited Fortuna for a parallel activity: the artistic director of the Festival "All Corners of the World." With seven editions held by SESC São Paulo, the event revealed artists whose music does not play on the radio and that hardly perform on other stages in Brazil. Ahead of the festival, Fortuna could maintain a permanent connection to the most diverse forms of musical expression. This kind of exchange has given his work a new consistency - which is reflected in the evolution of voice, the sophistication of the arrangements and choice of collaborators. The best examples of this opening horizons are found in Cælestia CDs, recorded with the Choir of Benedictine monks of the Monastery of St. Benedict (SP), Personals, which in addition includes the participation of the Benedictine Choir Guri Project, consisting of children and adolescents Osasco (SP) and the New World, where the photographer pernambucano Antônio Nóbrega appears. The collaboration of the guests results in a work that goes beyond recovering the tradition, giving it a new meaning. Your online program "All Songs" has panned sound loot the planet, aired by Radio UOL and accessed by numerous netizens regions, the program is a true milestone in the history of internet radio. As an actress, Fortuna participated in the musical Joseph and his Technicolor Mantle, Andrew Lloyd Weber, directed by award-winning Iacov Hillel. The success of the show, which is also aimed at children and adolescents, awakened in the artist's desire to direct your focus to children. Therefore created new projects. [Credits: Celso Masson]
Total Time: 54 min
4 de outubro de 2022
3 de outubro de 2022
GRUPO DE CAPOEIRA ANGOLA - Barcelona
CAPOEIRA
2004
Bitrate 256 kbps
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Bitrate 256 kbps
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A Capoeira Angola é um dos traço da manifestação da África Bantu no Brasil. Ela conserva sua essência no N’golo, ritual de passagem a vida adulta, onde as jovens são disputadas entre os jovens guerreiros das tribos e quem melhor se sobressair cabe o direito de escolher sua esposa dentre as jovens sem o pagamento do dote matrimonial. A palavra Capoeira é de origem Tupi Guarani (indígena) significa um tipo de preparo do solo para o replantio (mato cortado rente ao solo) onde os negros ali se encontravam para prática do N’golo devido a obsessão do regimento escravista desenvolvia a alma física como instrumento de libertação. O Capoeirista Angoleiro busca compor seus movimentos com os movimentos do seu adversário, visando tornar o jogo coesco, como ume unidade. O seu senso estético lhe direciona à obtenção de uma sintonia eurrítmica usando movimentos expressivos, variados e ao mesmo tempo funcionais. A movimentação dos jogadores, visivelmente inspiradas em movimentos de animais silvestres, oferece uma grande liberdade e variedade de recursos aplicáveis às diversas situações do jogo que se desenvolve como uma trama, com diferentes passagens. O Capoeirista demonstra sua superioridade no espaço da roda, levando o adversário à confusão com perigo e a complexidade dos seus movimentos. Os capoeiristas devem harmonizar o clima do jogo com o momento da roda, ou seja, jogar de acordo com o toque e o retorno que está sendo tocado pela orquestra, com o sentimento dos versos que estão sendo entoados pelo puxador e pelo côro. O Ser capoerista exige perfeito domínio da cultura, das tradições e do jogo, o toque dos instrumentos e o cantos das músicas. [Créditos: Blog - Grupo Capoeira Angola N' Golo]
Capoeira Angola is one of the trait manifestation of Bantu Africa in Brazil. It retains its essence in N'GOLO, rite of passage to adulthood, where the young are disputed among the young warriors of the tribes and who better to excel it the right to choose his wife from the young without the payment of dowry marriage. The word Capoeira is home Tupi Guarani (indigenous) means a type of soil preparation for replanting (grass cut close to the ground) where blacks were there to practice due to obsession N'GOLO Regiment slavery developed the physical soul as a tool to search libertação.O Capoeirista Angoleiro compose your movements with the movements of your opponent, aiming to make the game coesco as ume unit. Your aesthetic sense directs you to obtain a line eurrítmica using expressive movements, varied and at the same time functional. The movement of the players, visibly inspired by movements of wild animals, freedom and offers a wide variety of resources for the various game situations that develops as a plot with different passages. The Capoeirista demonstrates its superiority in space wheel, leading to confusion with the opponent danger and complexity of their movements. The capoeiristas should harmonize with the mood of the game the moment the wheel, or play by feel and feedback that is being played by the orchestra, with the sentiment of the verses being sung by the choir and the handle. Being capoerista requires mastery of culture and traditions of the game, touch the corners of the instruments and songs. [Credits: Blog - Grupo Capoeira Angola N 'Goal]
Total Time: 79 min
FERNANDO NORONHA - Bring It
2006
Bitrate 320 kbps
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Bitrate 320 kbps
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O guitarrista Fernando Noronha desde 1995, vem construindo uma sólida carreira autoral ao lado da banda Black Soul. Nestes 17 anos, já gravaram sete discos e se apresentaram em clubes e bares de blues ao redor do mundo e nos principais festivais nacionais e internacionais de Blues e Jazz, levando sua música para países como Argentina, Chile, Bélgica, Holanda, França, Alemanha, Espanha, Itália, Noruega, Canadá, Suíça, Polônia, República Tcheca, Estônia e Áustria. Nesse circuito internacional, FN&BS tiveram a oportunidade e o prazer de trabalhar e tocar ao lado de nomes como B.B.King, Chuck Berry, Buddy Guy, Carlos Santana, Jeff Healey, Coco Montoya, Chris Duarte, Little Jimmy King, Ron Levy e Phil Guy, entre outros. Influenciado por Albert King, Freddie King , T-Bone Walker, Jimi Hendrix, SRV, Rory Gallagher e Johnny Winter, Fernando Noronha busca sua própria sonoridade e traz algo de novo e original em suas composições. O trabalho mais recente do grupo, Meet Yourself, com doze músicas inéditas, produzido por Luciano Leães , mostra porque FN&BS vem se aproximando cada vez mais de sua própria sonoridade. Fernando Noronha foi escolhido pela Revista Rolling Stone para figurar entre 70 Mestres Brasileiros da Guitarra e do Violão: “O guitarrista da banda Black Soul já se consolidou como um dos principais músicos de blues do Brasil. Frente à banda, ele tocou nos quatro cantos do mundo, abrindo para B. B. King, Buddy Guy, Jeff Healey e outros mestres”. Em 2011, Fernando Noronha & Black Soul fizeram sua 10° turnê pela Europa. Desta vez os gaúchos abriram um novo mercado em terras Bálticas, mais precisamente na Estônia. Foram nove shows em três semanas, com destaque para o Augusti Bluus Festival 2011, um dos maiores do gênero no país, realizado nas ruínas do castelo medieval de Haapsalu. Lá, dez mil pessoas puderam conferir as mais recentes composições do CD “Meet Yourself”, além do blues feito no sul do Brasil. “Meet Yourself” recebeu os Prêmios Açorianos de melhor disco, melhor intérprete, melhor instrumentista e compositor no estilo blues e jazz. Esse disco apontou para a mesma direção do anterior, Bring It, de fazer um blues/rock contemporâneo. {Fonte: fernandonoronha]
Guitarist Fernando Noronha since 1995, has been building a solid authorial career alongside the Black Soul band. In these 17 years, have recorded seven albums and performed in clubs and blues bars around the world and in major national and international festivals of Blues and Jazz, taking their music to countries like Argentina, Chile, Belgium, Holland, France, Germany , Spain, Italy, Norway, Canada, Switzerland, Poland, Czech Republic, Estonia and Austria. In this international circuit, FN & BS had the opportunity and pleasure to work and play alongside the likes of BB King, Chuck Berry, Buddy Guy, Carlos Santana, Jeff Healey, Coco Montoya, Chris Duarte, Little Jimmy King, Ron Levy and Phil Guy among others. Influenced by Albert King, Freddie King, T-Bone Walker, Jimi Hendrix, SRV, Rory Gallagher and Johnny Winter, Fernando Noronha has her own sound and brings something new and original in their compositions. The latest work of the group, Meet Yourself, with twelve new songs, produced by Luciano Leães, shows why FN & BS is approaching more and more of their own sound. Fernando Noronha was chosen by Rolling Stone Magazine to be among 70 Masters Brazilian Guitar and Guitar: "The guitarist of the band Black Soul has established itself as a leading blues musicians of Brazil. Front of the band, he played in the four corners of the world, opening for BB King, Buddy Guy, Jeff Healey and other masters. "In 2011, Fernando Noronha & Black Soul made their 10th tour of Europe. This time the Gauchos opened a new market in the Baltic lands, more precisely in Estonia. There were nine shows in three weeks, highlighting the Augusti Bluus Festival 2011, one of the largest of its kind in the country, held in the ruins of the medieval castle of Haapsalu. There, ten thousand people could check the most recent compositions of the CD "Meet Yourself", beyond the blues made in southern Brazil. "Meet Yourself" received the Azorean Awards best album, best artist, best instrumentalist and composer in jazz and blues style. This disk pointed to the same direction as the previous one, Bring It, to make a blues / contemporary rock. {Source: fernandonoronha]
Total Time: 46 min
2 de outubro de 2022
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