Métrica

22 de abril de 2021

RPM - Elektra


 ROCK NACIONAL
2011
Bitrate: 256 kbps
[cd quality]+

Revoluções por Minuto (também conhecida somente por RPM) é um  grupo de rock brasileiro surgido em 1985, tendo sido um dos mais populares do país nos anos de 1986 e 1987. É um dos grupos mais bem sucedidos da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80, conseguiram bater todos os recordes de vendagens da industria fonográfica brasileira. A suposta visão crítica e bagagem cultural do letrista Paulo Ricardo foi um argumento de marketing na vendagem dos discos da banda. A banda vendeu mais de 3 milhões de discos em sua carreira. Tudo começou em 1976, em São Paulo, Brasil quando Paulo Ricardo namorava Eloá, que morava em frente à casa onde Luiz Schiavon ensaiava com May East. O casal resolveu um dia visitar os vizinhos, que estavam num ensaio crucial que decidiam entre cantar em inglês ou português. Paulo Ricardo deu seu voto, opinando pelas letras em português e assim conheceu Luiz Schiavon. Neste dia conversaram muito sobre música. Paulo estava começando sua carreira como crítico musical e Schiavon era um pianista clássico, que buscava um novo caminho, mais popular, mas sentiu dificuldade em encontrar alguém. Foi assim que Paulo recebeu o convite para integrar o “Aura”, uma banda de jazz-rock que ainda tinha Paulinho Valenza na bateria. Depois de três anos de ensaios e nenhum show, Luiz encantou-se pela música eletrônica e pela tecnologia de novos sintetizadores, enquanto Paulo decidiu morar na Europa – primeiro na França e depois em Londres, de onde escrevia sobre novidades musicais para a revista Somtrês e se correspondia com freqüência com Schiavon. Este choque de personalidades impulsionou a criação do RPM depois que o trabalho da dupla foi retomado em fins de 1983, já em São Paulo. Juntos, criaram as primeiras canções. As primeiras foram “Olhar 43”, “A Cruz e A Espada” e a música que batizara a banda que ali nascia: “Revoluções por Minuto”. Gravaram uma fita demo destas músicas com uma bateria eletrônica e encaminharam à gravadora CBS, que considerou-as ambíguas e difíceis de tocar nas rádios. O nome 45 RPM (45 rotações por minuto) foi sugerido inicialmente em uma lista de nomes feita por uma amiga. Schiavon e Paulo gostaram do nome, mas tiraram o 45 e mudaram o Rotações por Revoluções. Convidaram o guitarrista Fernando Deluqui (ex-guitarrista da cantora May East, ex-integrante da Gang 90 e as Absurdettes) e o baterista Charles Gavin (ex-Ira!, futuro baterista dos Titãs) para completar o grupo. Já batizados de RPM, conseguiram um contrato com a gravadora Sony Music, com o compacto de 1984, que viria com as faixas “Louras Geladas” (a música virou um hit das danceterias e das paradas de sucesso das rádios) e “Revoluções por Minuto” (que foi censurada na época). “Louras Geladas” caiu no gosto do público de todo o país e levou a banda a gravar o seu álbum de estréia, já com o baterista Paulo P.A. Pagni (ex-Patife Band), que entrou para o RPM como convidado, no meio da gravação do LP, o que explica a sua ausência na capa do disco “Revoluções Por Minuto”. Charles Gavin havia saído do grupo para se integrar aos Titãs... [Fonte: wikipedia]

Revolutions Per Minute (also known only to RPM) is aBrazilian rock band emerged in 1985 and was one of the most popular country in the years 1986 and 1987. It is one of the most successful groups in the history of Brazilian music. In the second half of the 80s, managed to beat all the bandages records of Brazilian music industry. The alleged critical and cultural background of the lyricist Paulo Ricardo was a marketing argument in the bandage of the band's albums. The band has sold more than 3 million records in his career. It all started in 1976 in Sao Paulo, Brazil when Paulo Ricardo dating Eloá, who lived opposite the house where Luiz Schiavon rehearsing with May East. The couple decided one day to visit the neighbors, who were a crucial test that decided between singing in English or Portuguese. Paulo Ricardo gave his vote, opining the letters in Portuguese and so met Luiz Schiavon. On this day talked a lot about music. Paul was beginning his career as a music critic and Schiavon was a classical pianist, seeking a new way, more popular, but found it difficult to find someone. This is how Paul received an invitation to join the "Aura" a jazz-rock band that still had Paulinho Valenza on drums. After three years of trials and no show, Luiz enchanted by the electronic music and synthesizers of new technology, while Paul decided to live in Europe - first in France and then in London, where he wrote about new music for the magazine and Somtrês corresponded frequently with Schiavon. This clash of personalities spurred the creation of RPM after the duo's work was taken up in the end of 1983, already in São Paulo. Together they created the first songs. The first was "Look 43", "The Cross and the Sword" and the music christened the band that was born there, "Revolutions per Minute". They recorded a demo tape of these songs with a drum machine and forwarded to the record company CBS, which considered ambiguous and difficult to play on the radio. The name 45 rpm (45 rpm) was first suggested in a list of names made by a friend. Schiavon and Paul liked the name, but they took the 45 and changed the Revolutions per Revolutions. Invited guitarist Fernando Deluqui (former guitarist of the singer May East, former member of the Gang 90 and Absurdettes) and drummer Charles Gavin (former drummer Ira !, future of the Titans) to complete the group. Already baptized RPM, got a contract with Sony Music label, with the compact 1984 that would come with the tracks "Frosty Blondes" (the song became a hit in dance clubs and the charts of radio) and "Revolutions per Minute "(which was censored at the time). "Frosty Blondes" fell in love the public across the country and led the band to record their debut album, already with drummer Paul PA Pagni (former Rascal Band), who joined the RPM as a guest in the middle of recording the LP, which explains its absence on the cover "Revolutions Per Minute". Charles Gavin had left the group to join the Titans ... [Source: wikipedia]

Total Time: 51 min

JOE HAND - Sorta Blue


BLUES
2018 
Bitrate: 256 kbps
[Cd Quality]+

Total Time: 42  min

21 de março de 2021

16 de março de 2021

FOGHAT - Live


ROCK
2000
Bitrate 256 kbps
[cd quality]+

Foghat é uma banda de rock britânica que teve o auge de seu sucesso na segunda metade da década de 1970. Seu estilo pode ser descrito como blues-rock, dominados por guitarras e guitarras slide. A banda conseguiu cinco discos de ouro, e conseguiu se manter popular durante a era da música disco; a popularidade do grupo, no entanto, entrou em declínio no início dos anos 80. A banda contava inicialmente com Dave Peverett ("Lonesome Dave") na guitarra e vocal, Tony Stevens no baixo e Roger Earl na bateria. Após os três saírem do Savoy Brown em dezembro de 1970, Rod Price foi chamado para a guitarra e a guitarra slide, e o Foghat foi formado oficialmente em janeiro de 1971. Seu álbum de 1972, Foghat, foi produzido por Dave Edmunds, e tinha um cover de "I Just Want to Make Love to You", de Willie Dixon, que foi muito tocada nas estações de rádio FM da época. O segundo álbum da banda, também chamado Foghat, chegou a obter um disco de ouro. O álbum seguinte, Energized, saiu em 1974, seguido por Rock and Roll Outlaws e Fool for the City em 1975, ano em que Stevens abandonou a banda, após se opor ao ritmo incessante das turnês, e foi substituído temporariamente por Craig MacGregor. Ainda com McGregor, o grupo produziu Night Shift em 1976, um álbum ao vivo em 1977, e Stone Blue em 1978, todos obtendo igualmente discos de ouro. Fool for the City continha o sucesso "Slow Ride", que chegou ao 20º lugar das paradas americanas, porém as maiores vendagens da banda foram registradas com Foghat Live, o álbum ao vivo, que ultrapassou a cifra de duas milhões de cópias...[Fonte:wikipedia]

Foghat is a British rock band that had the height of their success in the second half of the 1970s. Their style can be described as blues rock, dominated by guitars and slide guitars. The band got five gold albums, and managed to remain popular during the era of disco; the popularity of the group, however, declined in the early 80s. band initially had Dave Peverett ("Lonesome Dave") on guitar and vocals, Tony Stevens on bass, and Roger Earl on drums. After the three leave the Savoy Brown in December 1970, Rod Price was called for guitar and slide guitar, and the Foghat was officially formed in January 1971. Their 1972 album, Foghat, was produced by Dave Edmunds, and had a cover of "I Just Want to Make Love to you" by Willie Dixon, who was much played on FM radio stations of the time. The band's second album, also called Foghat, came to get a gold record. The following album, Energized, came out in 1974, followed by Rock and Roll Outlaws and Fool for the City in 1975, Stevens left the band after opposing the relentless pace of touring, and was temporarily replaced by Craig MacGregor. Still McGregor, the group produced Night Shift in 1976, a live album in 1977, and in 1978 Blue Stone, also getting all gold records. Fool for the City contained the hit "Slow Ride", which reached the 20th place of the U.S. charts, but the highest sales figures were recorded with the band Foghat Live, the live album, which exceeded the figure of two million copies ... [Source: wikipedia]

Total Time: 64 min

7 de março de 2021

COMADRE FULOZINHA - Tocar na Banda


MPB
[Brazilian Popular Music]
2003
Bitrate: 256 kbps
[cd quality]+

Tudo começou em Recife, no ano de 1997. A percussionista Karina Buhr convidou a cantora Renata Mattar para formar um grupo só com mulheres tendo como base as vozes e a percussão. As percussionistas Virgínia Barbosa, Cristina Barbosa e Neide Alves se juntaram à dupla, mas essa união durou pouco tempo e foi com a segunda formação que a banda começou a fazer shows maiores. Fizeram parte da segunda formação Telma César, Alessandra Leão e Isaar de França. Pouco antes da gravação de “Comadre Florzinha”, primeiro CD da banda, Maria Helena Sampaio passou a integrar o grupo. Logo após a gravação essa formação se desfez e Karina, Isaar e Alessandra deram continuidade ao trabalho, prosseguindo depois apenas Karina e Isaar, trabalhando com músicos convidados. Seguiu-se também a mudança da escrita do nome pra Comadre “Fulozinha”. Alguns anos se passaram, nesse tempo: uma turnê internacional, trabalhos com Antônio Nóbrega e José Celso Martinez Corrêa (a peça “Bacantes” em 2001 e “Os Sertões-ATerra” em 2002/2003) e participações em diversas trilhas de filmes, peças teatrais e CDs de várias bandas. Nesse tempo também Isaar integrou a Orchestra Santa Massa, que acompanhava Dj Dolores e Karina a banda Bonsucesso Samba Clube. Desde 2000 a dupla ministra uma oficina de percussão para crianças e adolescentes no bairro do Poço da Panela, em Recife. Dessa oficina saiu Kássia Pajeú, que hoje participa de todos os shows da banda. Os outros músicos que acompanham a banda hoje são Moema Macêdo no cavaquinho, bandolim e vocais, Hilda Brandão na percussão fina e vocais e o saxofonista Gilberto Pontes. O segundo CD, intitulado Tocar na Banda foi lançado em novembro de 2003. [Creditos: entrecantos]

It all started in Recife , in 1997 . The percussionist Karina Buhr invited the singer Renata Mattar to form an all-girl group based on the voices and percussion . The percussionists Virginia Barbosa , Cristina Barbosa and Metin Alves joined the duo, but this union did not last long and was the second formation the band started doing bigger shows . It was included in training Telma Caesar, Alessandra Leon and Izhar France. Shortly before the recording of " Bedpan Blossom " , the band's first CD , Maria Helena Sampaio joined the group. Soon after recording this training apart and Karina , Izhar and Alessandra have continued to work , continuing only after Karina and Izhar , working with guest musicians . Also followed the change of the written name for Comadre " Fulozinha " . Some years passed , this time: an international tour , work with Antonio Nóbrega and José Celso Martinez Corrêa (piece " Bacchae " in 2001 and " The Barrens The earth - " in 2002/ 2003) and participation in various film scores , pieces theatrical and CDs of various bands . At that time also Izhar joined the Orchestra Santa Massa , who accompanied Dj Dolores and Karina band Bonsucesso Samba Club . Since 2000 the duo teaches percussion workshop for children and adolescents in the Pit of Pan district of Recife . This workshop came Kassia Pajeú , now participates in all band concerts . The other musicians accompanying the band are now in Moema Macêdo ukulele , mandolin and vocals, Hilda Brandão in fine vocal percussion and saxophonist Gilberto Pontes. The second CD , titled Tapping the Band was released in November 2003. [Credits : entrecantos ]

Total Time: 40 min