ROCK NACIONAL
2011
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Revoluções por Minuto (também conhecida somente por RPM) é um grupo de rock brasileiro surgido em 1985, tendo sido um dos mais populares do país nos anos de 1986 e 1987. É um dos grupos mais bem sucedidos da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80, conseguiram bater todos os recordes de vendagens da industria fonográfica brasileira. A suposta visão crítica e bagagem cultural do letrista Paulo Ricardo foi um argumento de marketing na vendagem dos discos da banda. A banda vendeu mais de 3 milhões de discos em sua carreira. Tudo começou em 1976, em São Paulo, Brasil quando Paulo Ricardo namorava Eloá, que morava em frente à casa onde Luiz Schiavon ensaiava com May East. O casal resolveu um dia visitar os vizinhos, que estavam num ensaio crucial que decidiam entre cantar em inglês ou português. Paulo Ricardo deu seu voto, opinando pelas letras em português e assim conheceu Luiz Schiavon. Neste dia conversaram muito sobre música. Paulo estava começando sua carreira como crítico musical e Schiavon era um pianista clássico, que buscava um novo caminho, mais popular, mas sentiu dificuldade em encontrar alguém. Foi assim que Paulo recebeu o convite para integrar o “Aura”, uma banda de jazz-rock que ainda tinha Paulinho Valenza na bateria. Depois de três anos de ensaios e nenhum show, Luiz encantou-se pela música eletrônica e pela tecnologia de novos sintetizadores, enquanto Paulo decidiu morar na Europa – primeiro na França e depois em Londres, de onde escrevia sobre novidades musicais para a revista Somtrês e se correspondia com freqüência com Schiavon. Este choque de personalidades impulsionou a criação do RPM depois que o trabalho da dupla foi retomado em fins de 1983, já em São Paulo. Juntos, criaram as primeiras canções. As primeiras foram “Olhar 43”, “A Cruz e A Espada” e a música que batizara a banda que ali nascia: “Revoluções por Minuto”. Gravaram uma fita demo destas músicas com uma bateria eletrônica e encaminharam à gravadora CBS, que considerou-as ambíguas e difíceis de tocar nas rádios. O nome 45 RPM (45 rotações por minuto) foi sugerido inicialmente em uma lista de nomes feita por uma amiga. Schiavon e Paulo gostaram do nome, mas tiraram o 45 e mudaram o Rotações por Revoluções. Convidaram o guitarrista Fernando Deluqui (ex-guitarrista da cantora May East, ex-integrante da Gang 90 e as Absurdettes) e o baterista Charles Gavin (ex-Ira!, futuro baterista dos Titãs) para completar o grupo. Já batizados de RPM, conseguiram um contrato com a gravadora Sony Music, com o compacto de 1984, que viria com as faixas “Louras Geladas” (a música virou um hit das danceterias e das paradas de sucesso das rádios) e “Revoluções por Minuto” (que foi censurada na época). “Louras Geladas” caiu no gosto do público de todo o país e levou a banda a gravar o seu álbum de estréia, já com o baterista Paulo P.A. Pagni (ex-Patife Band), que entrou para o RPM como convidado, no meio da gravação do LP, o que explica a sua ausência na capa do disco “Revoluções Por Minuto”. Charles Gavin havia saído do grupo para se integrar aos Titãs... [Fonte: wikipedia]
Revolutions Per Minute (also known only to RPM) is aBrazilian rock band emerged in 1985 and was one of the most popular country in the years 1986 and 1987. It is one of the most successful groups in the history of Brazilian music. In the second half of the 80s, managed to beat all the bandages records of Brazilian music industry. The alleged critical and cultural background of the lyricist Paulo Ricardo was a marketing argument in the bandage of the band's albums. The band has sold more than 3 million records in his career. It all started in 1976 in Sao Paulo, Brazil when Paulo Ricardo dating Eloá, who lived opposite the house where Luiz Schiavon rehearsing with May East. The couple decided one day to visit the neighbors, who were a crucial test that decided between singing in English or Portuguese. Paulo Ricardo gave his vote, opining the letters in Portuguese and so met Luiz Schiavon. On this day talked a lot about music. Paul was beginning his career as a music critic and Schiavon was a classical pianist, seeking a new way, more popular, but found it difficult to find someone. This is how Paul received an invitation to join the "Aura" a jazz-rock band that still had Paulinho Valenza on drums. After three years of trials and no show, Luiz enchanted by the electronic music and synthesizers of new technology, while Paul decided to live in Europe - first in France and then in London, where he wrote about new music for the magazine and Somtrês corresponded frequently with Schiavon. This clash of personalities spurred the creation of RPM after the duo's work was taken up in the end of 1983, already in São Paulo. Together they created the first songs. The first was "Look 43", "The Cross and the Sword" and the music christened the band that was born there, "Revolutions per Minute". They recorded a demo tape of these songs with a drum machine and forwarded to the record company CBS, which considered ambiguous and difficult to play on the radio. The name 45 rpm (45 rpm) was first suggested in a list of names made by a friend. Schiavon and Paul liked the name, but they took the 45 and changed the Revolutions per Revolutions. Invited guitarist Fernando Deluqui (former guitarist of the singer May East, former member of the Gang 90 and Absurdettes) and drummer Charles Gavin (former drummer Ira !, future of the Titans) to complete the group. Already baptized RPM, got a contract with Sony Music label, with the compact 1984 that would come with the tracks "Frosty Blondes" (the song became a hit in dance clubs and the charts of radio) and "Revolutions per Minute "(which was censored at the time). "Frosty Blondes" fell in love the public across the country and led the band to record their debut album, already with drummer Paul PA Pagni (former Rascal Band), who joined the RPM as a guest in the middle of recording the LP, which explains its absence on the cover "Revolutions Per Minute". Charles Gavin had left the group to join the Titans ... [Source: wikipedia]
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