FADO
2005
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Os Madredeus são um grupo musical português. A sua música combina influências do fado e da música tradicional portuguesa com a música erudita e com a música popular contemporânea, com destaque para a música popular brasileira (sobretudo a bossa nova). Mas não cantam fado. Os elementos fundadores do grupo foram: Pedro Ayres Magalhães (violão), Rodrigo Leão (teclados), Francisco Ribeiro (violoncelo), Gabriel Gomes (acordeão) e Teresa Salgueiro (voz). Magalhães e Leão formaram o grupo em 1985, Ribeiro e Gomes juntaram-se a eles em 1986. Na sua busca por uma vocalista, descobriram Teresa Salgueiro numa casa noturna de Lisboa, quando ela cantava alguns fados numa reunião informal de amigos. Teresa foi convidada para uma audição e aí surgia o grupo, que ainda não tinha um nome. A proposta inicial era a de uma oficina criativa, à qual todos os músicos levavam suas ideias e compunham em conjunto os temas e arranjos. Em 1987, o local de trabalho do grupo, o Teatro Ibérico (antiga igreja do Convento das Xabregas, no bairro lisboeta da Madre de Deus) serviu de estúdio de gravação para mais de quinze temas reunidos à época em um LP duplo, depois convertido para o formato de CD. Chamaram-no de Os dias da Madredeus e daí viria o nome do grupo. O caráter inovador do álbum fez com que os Madredeus se tornasse um fenômeno instantâneo de popularidade em Portugal à época. Em 1990, foi editado o segundo disco dos Madredeus, Existir, que teve na canção “O Pastor” um grande sucesso. Apesar disso, o grupo era relativamente desconhecido no estrangeiro. Isso mudou quando os Madredeus deram uma série de concertos na Bélgica onde decorria a Europália, uma exposição que no ano de 1991 foi dedicada à cultura portuguesa. Outro fato que contribuiu para que os Madredeus se tornassem conhecidos no estrangeiro foi o uso da canção “O Pastor” num filme publicitário na Grécia, à revelia do grupo. Seguiu-se um disco gravado ao vivo em Lisboa, no qual o grupo interpretava canções dos dois primeiros discos e incluía novos temas, um dos quais (“Mudar de Vida”) com a participação do guitarrista Carlos Paredes. Em 1994, a banda lança O Espírito da Paz, um álbum que consolida o grupo no estrangeiro. O disco alcançou o primeiro lugar das tabelas de Espanha e levou o grupo a uma longa digressão internacional, a qual incluiu o Brasil e alguns países do Extremo Oriente. Durante as sessões de gravação de “O Espírito da Paz”, que decorreram na Inglaterra, os Madredeus gravaram outro disco, que seria editado em 1995. Wim Wenders, impressionado com a música do grupo, os tinha convidado para musicarem um filme sobre Lisboa, chamado “Lisbon Story” (no Brasil, “O Céu de Lisboa”), do qual o grupo foi protagonista. A banda sonora deu ao grupo ainda maior projecção internacional. Em 1995, incorporam-se aos Madredeus os músicos Carlos Maria Trindade, no lugar do tecladista Rodrigo Leão, e o violonista José Peixoto. Em 1996, Francisco Ribeiro e Gabriel Gomes deixam o grupo e em 1997, os Madredeus gravam o primeiro álbum com a atual formação, intitulado “O Paraíso”. No mesmo ano, ingressa no grupo Fernando Júdice (baixo acústico). Em 1998, o grupo foi convidado a ser a atração do concerto de abertura da Expo’98 em Lisboa, ocasião na qual se apresentaram ao lado do tenor espanhol José Carreras. A parceria inusitada renderia outros encontros futuros. O ano de 2000 marcou o lançamento do álbum “Antologia”, com canções de toda a discografia do grupo até então e mais duas canções inéditas: a bossanovista “Oxalá” e “As Brumas do Futuro”, tema do filme de estreia da atriz portuguesa Maria de Medeiros como diretora, “Capitães de Abril”, sobre a Revolução dos Cravos. Em 2001, o grupo lança “Movimento”, o segundo álbum de estúdio com a nova formação, e depois desse alguns álbuns experimentais que causaram acaloradas discussões entre fãs e críticos: “Electronico”, uma compilação de versões eletrônicas das canções dos Madredeus feitas por alguns dos músicos eletrônicos mais renomados da Europa; e “Euforia”, um álbum duplo com canções gravadas ao vivo pelo grupo com a Orquestra Sinfônica da Rádio Flemish da Bélgica. Em 2004, os Madredeus entraram em estúdio e de lá saíram canções suficientes para dois álbuns: “Um Amor Infinito”, dedicado aos fãs de todo o mundo, e “Faluas do Tejo”, esse último considerado uma homenagem à cidade de Lisboa, terra natal do grupo. No Brasil, o grupo ficou conhecido pelo grande sucesso de suas apresentações em casas de espetáculo por todo o país - sempre com lotação esgotada, em que pese a quase ausência das músicas do grupo nas rádios brasileiras - e também por suas apresentações ao ar livre, com destaque para os concertos que realizou no Pelourinho, em Salvador, Bahia (1995), na Praia de Icaraí, em Niteroi, estado do Rio de Janeiro (1997) e no Parque do Ibirapuera, São Paulo, e na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (2000), ambas por ocasião das comemorações dos quinhentos anos após os primeiros portugueses terem chegado ao Brasil. As canções do grupo também já foram temas de diversas produções televisivas no Brasil, desde a novela do SBT “As Pupilas do Senhor Reitor” (1995), com a canção “A Vaca de Fogo”, à minissérie da Rede Globo “Os Maias” (2001), com as canções “Matinal”, “Haja o que Houver”, “As Ilhas dos Açores” e a canção que se tornou o tema de abertura da referida produção televisiva, a emblemática “O Pastor”. Após um período por eles definido como sabático, iniciado em fins de 2006, e a saída de Teresa Salgueiro, Fernando Júdice e José Peixoto, Pedro Ayres Magalhães e Carlos Maria Trindade decidiram-se por não substituir esses músicos, porém sim criar um novo arranjo ao qual chamaram A Banda Cósmica, que reúne duas vozes femininas (Rita Damásio e Mariana Abrunheiro), harpa (Ana Isabel Dias), guitarra elétrica (Sérgio Zurawski), guitarra-baixo e contrabaixo (Gustavo Roriz), bateria (Babi Bergamini) e percussão afro (Ruca Rebordão) além dos já existentes Pedro Ayres Magalhães (guitarra clássica) e Carlos Maria Trindade (sintetizadores). Assim lançaram um novo disco de estúdio no dia 20 de Outubro de 2008 pela Farol Música, o “Metafonia”, que é um duplo CD e o primeiro registro dos Madredeus após a saída de Teresa Salgueiro, José Peixoto e Fernando Júdice. Em “Metafonia”, a nova formação dos Madredeus (Madredeus & A Banda Cósmica) propõe reinventar a abordagem à música cantada em português para grandes espectáculos, ao beber da tradição das composições portuguesas e dos arranjos da música popular da Europa, da África Ocidental e do Brasil. [Fonte wikipedia]
Madredeus is a Portuguese musical group. Their music combines influences of fado and traditional Portuguese music with classical music and contemporary popular music, especially Brazilian popular music (especially bossa nova). But do not sing fado. The founding members of the group were: Pedro Ayres Magalhães (guitar), Rodrigo Leão (keyboards), Francisco Ribeiro (cello), Gabriel Gomes (accordion) and Teresa Salgueiro (voice). Magalhães and Leão formed the band in 1985, Ribeiro and Gomes joined them in 1986. In its search for a lead singer, found Teresa Salgueiro in a nightclub in Lisbon, where she sang some fado an informal gathering of friends. Teresa was invited to audition and then came the group, which did not yet have a name. The initial proposal was that of a creative workshop, to which all musicians took their ideas and composing together the themes and arrangements. In 1987, the local group work, the Iberian Theatre (ancient church of the Convent of Xabregas in the Lisbon neighborhood of the Mother of God) served as a recording studio for over fifteen themes gathered at the time a double LP, then converted to the CD format. They called him The days of Madredeus and so would the group name. The innovative character of the album made the Madredeus became an instant phenomenon of popularity in Portugal at the time. In 1990, he was released the second album of Madredeus, Exist, which had in the song "The Shepherd" a great success. Nevertheless, the group was relatively unknown abroad. That changed when Madredeus gave a series of concerts in Belgium which stemmed the Europalia, an exhibition in 1991 was dedicated to the Portuguese culture. Another factor that contributed to the Madredeus became known abroad was the use of the song "The Shepherd" in a publicity film in Greece, by default the group. There was a disc recorded live in Lisbon, where the group played songs of the first two discs and included new songs, one of which ("Change of Life") with the participation of guitarist Carlos Paredes. In 1994, the band released The Spirit of Peace, an album that consolidates abroad group. The album reached number one in Spain tables and led the group to a long international tour, which included Brazil and some countries in the Far East. During the recording sessions of "The Spirit of Peace", which took place in England, Madredeus recorded another disc, it would be released in 1995. Wim Wenders, impressed by the group's music, was invited to musicarem a film about Lisbon called "Lisbon Story" (in Brazil, "Heaven Lisbon"), which the group was protagonist. The soundtrack has given greater international projection group. In 1995, it incorporates up to Madredeus musicians Carlos Maria Trindade, in place of keyboardist Rodrigo Leão, and the guitarist José Peixoto. In 1996, Francisco Ribeiro and Gabriel Gomes leave the group and in 1997 Madredeus recorded the first album with the current lineup, entitled "Paradise". In the same year, he entered the group Fernando Júdice (acoustic bass). In 1998, the group was invited to be the attraction of Expo '98 the opening concert in Lisbon, at which time presented next to Spanish tenor Jose Carreras. The unusual partnership would yield other future meetings. The year 2000 marked the release of the album "Anthology" with songs from all the group's discography so far and two unreleased songs: the bossa nova "May" and "The Mists of the Future", the debut movie theme of Portuguese actress Maria de Medeiros as director, "April Captains" on the Carnation Revolution. In 2001, the group released "Movement", the second studio album with the new line, and after that some experimental albums that caused heated discussions among fans and critics: "Electronic", a compilation of electronic versions of the songs of Madredeus made by some of the most renowned electronic musicians in Europe; and "Euphoria", a double album with songs recorded live by the group with the Symphony Orchestra of Radio Flemish Belgium. In 2004, Madredeus entered the studio in which they found enough songs for two albums: "Everlasting Love", dedicated to the fans all over the world, "Faluas do Tejo", the latter considered a tribute to the city of Lisbon, land christmas group. In Brazil, the group became known by the great success of their performances in concert halls around the country - always sold out, despite the virtual absence of the group's songs on Brazilian radio stations - as well as for its outdoor performances, highlighting the concerts held in Pelourinho, in Salvador, Bahia (1995), in Icarai Beach in Niteroi, state of Rio de Janeiro (1997) and in Ibirapuera Park, São Paulo, and Copacabana Beach in Rio de Janeiro (2000), both on the occasion of the commemoration of the five hundred years after the first Portuguese had arrived in Brazil. The group's songs have also been subjects of several television productions in Brazil, from the novel of the SBT "The pupils of the Rector" (1995), with the song "The Fire cow", the Globo Network miniseries "The Maya" (2001), with the songs "Morning", "come what may", "The Azores Islands" and the song became the opening theme of said television production and the emblematic "The Shepherd". After a period defined by them as sabbatical, which began in late 2006, and the output of Teresa Salgueiro, Fernando Júdice and Joseph Peixoto, Pedro Ayres Magalhães and Carlos Maria Trindade they decided to not to replace these musicians, but rather create a new arrangement which they called The Cosmic Band, which brings together two female voices (Rita Damásio and Mariana Blackthorn), harp (Ana Isabel Dias), electric guitar (Sérgio Zurawski), bass guitar and double bass (Gustavo Roriz), battery (Babi Bergamini) and african percussion (Ruca Rebordão) addition to existing Pedro Ayres Magalhães (classical guitar) and Carlos Maria Trindade (synthesizer). Thus they released a new studio album on 20 October 2008 by Lighthouse Music, the "Metafonia", which is a double CD and the first record of Madredeus after the departure of Teresa Salgueiro, José Peixoto and Fernando Júdice. In "Metafonia", the new line of Madredeus (Madredeus & A Cosmic Band) proposes to reinvent the approach to music sung in Portuguese for big shows, while drinking the tradition of Portuguese compositions and arrangements of popular music from Europe, West Africa and from Brazil. [Source wikipedia]
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