FREVO
2001
Bitrate: 256 kbps
[cd quality]+
Bitrate: 256 kbps
[cd quality]+
Filho de médico, estudou no Colégio Marista do Recife. Aos 12 anos ingressou na Escola de Belas Artes do Recife. Foi aluno do violinista catalão Luís Soler e estudou canto lírico com Arlinda Rocha. Começou sua carreira tocando em orquestras no Recife, e integrou o Quinteto Armorial na década de 1970. Nóbrega toca canções tradicionais pernambucanas, com violino e rabeca. Em 1971 Ariano Suassuna procurava um violinista para formar o Quinteto Armorial e, após ver Antônio Nóbrega tocando um concerto de Bach, lhe fez o convite que mudaria completamente sua carreira musical. Antônio Nóbrega, que até essa ocasião tinha pouco conhecimento da cultura popular, passou a manter contato intenso com todas suas expressões como os brincantes de caboclinho, de cavalo-marinho e tantos outros, que passou a conhecer e pesquisar. Como contraponto à sua formação erudita, Antonio Nóbrega participava de um conjunto de música popular com suas irmãs. “Só que a música popular que eu compunha e tocava era a das rádios e da televisão: Beatles, Jovem Guarda, a nascente mpb, Caetano Veloso, Edu Lobo” Nóbrega também é um pesquisador da cultura popular brasileira na forma de músicas e danças. O artista revelou-se um fenômeno, ao conseguir unir a arte popular com a sofisticação. É, literalmente, um homem dos sete instrumentos, capaz de cantar, dançar, tocar bateria, rabeca, violão etc. Realizou espetáculos memoráveis em teatros do Rio de Janeiro e de São Paulo, com destaques para Figural (1990) e Brincante (1992). Figural é um espetáculo em que Nóbrega, sozinho no palco, muda de roupa e de máscaras para fazer uma das mais ricas demonstrações da cultura popular brasileira e mundial. [Fonte: lastfm]
Doctor's son, studied at Marist College in Recife. At 12 he entered the School of Fine Arts Recife. It was Catalan violinist student Luis Soler and studied classical singing with Arlinda Rock. He began his career playing in orchestras in Recife, and integrated the Armorial Quintet in the 1970s Nobrega plays Pernambuco traditional songs, with violin and fiddle. In 1971 Ariano Suassuna looking for a violinist to form the Armorial Quintet, and after seeing Antonio Nobrega playing a Bach concert, did you call that completely changed his musical career. Antonio Nobrega, who until that time had little knowledge of popular culture, began to maintain intensive contact with all their expressions as brincantes of caboclinho, seahorse and many others who came to know and search. As a counterpoint to his classical training, Antonio Nobrega participating in a set of popular music with his sisters. "But the popular song I composed and played was that of radio and television: Beatles, Young Guard, the source MPB, Caetano Veloso, Edu Lobo" Nobrega is also a researcher of Brazilian popular culture in the form of songs and dances. The artist proved to be a phenomenon, to get together folk art with sophistication. It is literally a man of the seven instruments, able to sing, dance, play drums, fiddle, guitar etc. Made memorable performances in theaters of Rio de Janeiro and Sao Paulo, with highlights for Figural (1990) and Brincante (1992). Figural is a spectacle in which Nobrega, alone on stage, change of clothes and masks to make one of the richest statements of the Brazilian and global popular culture. [Source: lastfm]
Total Time: 48 min
Nenhum comentário:
Postar um comentário